Neuropsicologia infantil

neuropsicologiaA Neuropsicologia é a ciência que busca conhecer a complexa relação entre o funcionamento cerebral e a expressão comportamental e cognitiva destas funções no cotidiano das pessoas. Analisa tanto o desenvolvimento humano normal quanto verifica quadros disfuncionais cognitivos, comportamentais ou psíquicos.

O QUE É AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA?

Processo de investigação das funções cognitivas e comportamentais. realizada na Neurogen Saúde através de entrevistas, testes psicológicos padronizados, provas neuropsicológicas e avaliações qualitativas dos pacientes. São objetos de estudo na avaliação neuropsicológica as funções: atenção, memória, percepção visual e auditiva, visoconstrução, praxia e aspectos motores, funções executivas, linguagem, cognição social, inteligência e emoção.

QUANDO INDICAR UMA AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA?

Diferentes condições de saúde, por envolverem complexas relações comportamentais e cognitivas, indicam a realização da avaliação neuropsicológica para auxílio diagnóstico. Dentre elas, as mais comuns são: Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), Dislexia, Deficiência Intelectual (DI), Transtorno não-verbal de aprendizagem, Transtorno Invasivo do Desenvolvimento (TID), Transtorno Opositor Desafiador (TOD), Transtorno de Conduta (TC), Transtornos ansiosos e Transtornos depressivos.